Gestão Administrativa e RH

Currículo publicado por Fernando Viana em Recrutamento.
Salário desejado: R$5.500,00
Tipo de posição desejada: Tempo Integral
Localização: Salvador Bahia, Brasil

Entre em Contato com Fernando Viana

Resumo

Administrativo / Recursos Humanos

Informações Pessoais:
Nome:Fernando Cesar de Oliveira Viana
Naturalidade:Brasileiro
Sexo:Masculino
Telefone:+55(71)3616-4545
Celular:+55(71)9197-9779/9185-1173
Cidade:Salvador
Estado:Bahia
Disponibilidade p/mudança:Sim
Email:fernandocesar_viana@hotmail.com/Fernando.viana33@gmail.com
Endereço:Rua Pará, 448 – Apto. 709
Pituba – Salvador – Cep. 41830-070

Informações Complementares:
Salário pretendido:Aberto á negociação
Escolaridade:Pós-graduado
Formação:
Administração de Empresas
Recursos Humanos
Cargo(s) pretendido(s):
Coordenador/Chefe
Supervisor
Gerente
Diretor
Área(s) de trabalho:
Administrativa/Financeira
Consultoria/Assessoria
Recursos Humanos

Resumo

Possuo um perfil generalista onde atuei ao longo da minha carreira profissional como Responsável pela gestão Estratégica das áreas de Administração e Recursos Humanos e seus subsistemas, Segurança e Higiene do Trabalho, Saúde Ocupacional, Sistema de Gestão Integrada e Qualidade de Vida no Trabalho; com Foco em planejamento, cumprimento de metas, Coaching, Search, administração de conflitos e facilidade no estabelecimento de interfaces com os stakeholders, conhecimento de controles financeiros, contábeis, administrativos e operacionais.

Um dos maiores e mais centrais desafios organizacionais tem sido, ao longo da história, fazer com que as pessoas produzam mais e melhor e, para isto, é preciso descobrir o que causa real impacto nos resultados.

É um relacionamento no qual uma pessoa se compromete a apoiar outra a atingir um determinado resultado: seja ele o de adquirir competências e/ou produzir uma mudança específica. Mas não significa um compromisso apenas com os resultados, mas sim com a pessoa como um todo, seu desenvolvimento e sua realização.

Através do processo de Liderança compartilhada, novas competências surgem, tanto para o Líder quanto para seu cliente interno. Não estou falando só de competências técnicas ou capacidades específicas, das quais um bom programa de treinamento poderia dar conta perfeitamente. O meu perfil (Coaching) é mais do que treinamento; Eu permaneço com o colaborador até o momento em que ela atingir o resultado. É dar poder para que a pessoa produza, para que suas intenções se transformem em ações que, por sua vez, se traduzam em resultados para a Organização e minha satisfação enquanto líder.

Formação

FORMAÇÃO:

. Cursando Direito – Universidade do Estado da Bahia – Uneb;
. Pós graduação em Gestão de Empresas – Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia – 1999;
. Especialização em Gestão de Recursos Humanos – Centro de Pesquisas Educacionais e Desenvolvimento de Recursos Humanos da Bahia – 1998;
. Graduação em Administração de Empresas – Centro de Estudos Superiores de Maceió – 1987;
. Técnico em Desenho Industrial – Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas – 1984.

DEMAIS COMPETÊNCIAS:

. Tecnologia Moderna de Administração de Empresas (IBDE-SP);
. Legislação e Rotinas Trabalhistas (FIEA);
. Nova Regulamentação da Previdência Social (IOB-PE);
. Sistema de Administração Salarial (HAY GROUP do Brasil-SP);
. Desenvolvimento de Planos de Carreira e Sucessão (CENTRO LATINOAMERICANO-SP);
. Acompanhamento de Processos Trabalhistas (LTR-BA);
. Laboratório Empresarial de Ralações Sindicais (ANTROPOCRACIA-SP);
. Participação nos Lucros (Planejamento Estratégico-SP);
. Liderança e Gerente Minuto (INTERCULTURAL-SP);
. Administração de Cargos e Salários (FGV-RJ);
. Gestão da Qualidade Total (ISO) (Fundação Christiano Ottoni-BH);
. Legislação Trabalhista para Departamento de Pessoal (IOB-BA);
. Administração de Recursos Humanos (IOB-BA);
. Diagnóstico de Necessidades de Treinamento (CENTRE-BA);
. Normas de Benefícios da Previdência Social (RECICLE-BA);
. Contabilidade Empresarial (Deloitte Touche Tohmatsu-BA);
. Operacionalização de Convênios (MPAS-PE);
. Administração de Contratos/Terceirização/Cooperativas (Jerônimo Souto Leiria – BA);
. Laboratório de Negociações Coletivas do Trabalho (FIEB);
. Legislação de Imposto de Renda p/ Empresas (IOB-BA);
. Curso de Auditoria Interna (José Serson – BA);
. Curso de Formação de Facilitadores (RECICLE-BA);
. Plano de Carreira e Remuneração por Habilidades (COPENE-BA);
. Planejamento Empresarial (CENTRO LATINO-AMERICANO-SP);
. Didática da Educação Profissional (SENAC-RN);
. Auditor Interno da Qualidade – ISO 9001 (Bireau Veritas – BA);
. Curso de Interpretação de Normas SA 8000/2008 – ISO 9001/2008 – OHAS 18001/2007 (LABQUALI-SE).
SEMINÁRIOS RELEVANTES:

. Seminário de Criatégia – Instituto Latino – Americano de Ciências Cognitivas e Estratégias (ILACE-SP);
. IV Encontro Nacional de Estudos de Negociações Coletivas do Trabalho (FIEA);
. Curso de Formação de Auditor Interno de Sistema de Gestão Integrada da Qualidade (CREA-BA);
. I e II Congresso Brasileiro do Direito do Trabalho em Alagoas (TRT-AL);
. Seminário 5 ‘S’ Revolucionando o Gerenciamento (Fundação Christiano Ottoni-BH);
. XV Congresso Brasileiro dos Fundos de Pensão (ABRAPP-RS);
. 14º Curso de Instrutores de Treinamento (CENTRE-BA);
. Seminário de Direito do Trabalho do Estado de Alagoas (AMATRA-AL);
. Seminário de Gestão da Qualidade Total (Fundação Christiano Ottoni-BH);
. Seminário de Auditores da Qualidade ISO 9001 (Fundação Chistiano Ottoni – BH);
. Curso de Preposto na Justiça do Trabalho (Ltr-BA);
. 2º Seminário Nacional de Processo do Trabalho em Salvador (IBDT-BA);
. Seminário Gestão da Qualidade Total (Fundação Christiano Ottoni-BH);
. 7º Fórum de RH em Salvador (ABRH-BA);
. Oficinas de Talentos – Didática Comportamental (MEP-AL);
. 29ª Congresso Nacional de Administração de Recursos Humanos (CONARH-SP);
. Seminário para Auditores Interno da Qualidade – SGI (BureauVeritas-BA);
. Seminário de Planejamento Estratégico (COMAB-BA);
. Seminário Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (IBDE-SP).

Experiência

W Brasil & FCOV Assessoria e Consultoria em Recursos Humanos Ltda
Consultor Sênior – atualmente
. Analisar, diagnosticar e levantar as necessidades das áreas clientes, no que diz respeito aos subsistemas de Recursos Humanos; Orientar e dar suporte aos gestores para que possam desenvolver suas competências na gestão de pessoas com conhecimentos, metodologias e ferramentas disponíveis, garantindo assim que estejam alinhados e informados sobre as ações de Recursos Humanos da empresa; Acompanhar os resultados e o desempenho das áreas clientes, dando feedback aos profissionais, sobretudo aos líderes; Acompanhar o nível de engajamento da área, visando sempre melhoria do ambiente de trabalho; Viabilizar métodos e ferramentas para identificar oportunidades de projetos de inovação; Aportar metodologias e ferramentas de Gestão da Inovação para estruturação de comitês de trabalho; priorização de projetos e elaboração de planos diretores de inovação; Definir e monitorar indicadores de Gestão da Inovação; Mapeamento de processos, planejamento, estruturação, gestão e implantação de novos projetos; Conduzir processos seletivos desde a definição do perfil junto ao Cliente até o encaminhamento dos Candidatos Finalistas; Realizar mapeamento de mercado em praças específicas, através de hunting; Atuar em Projetos de Avaliação / Assessment para promoção, incluindo elaboração de cases, condução de dinâmicas de grupo e feedback.
NIPLAN ENGENHARIA S.A
10º Empresa de Construção/Manutenção e Montagem Eletromecânica do País com faturamento R$ 405 milhões e 2.000 funcionários – Sede e Unidades Petrobrás Camaçari/Bahia – Laranjeiras/Sergipe
Cargo: Gestor Administrativo/Financeiro e RH

. Contribuição para que a empresa seja identificada com poder maior de atração e retenção de profissionais e, além disso, estimular a construção de lideranças. Planejamento, desenvolvimento e implementação de estratégias de RH incluindo políticas de recrutamento e seleção, disciplina, pagamentos, planejamento de treinamento, clima organizacional, motivação, cultura, e avaliação de desempenho. Estabelecimento e manutenção de sistemas de medição do desenvolvimento de RH (Indicadores de Desempenho da Função). Desenvolvimento de soluções para atração, retenção e motivação do pessoal, orientadas aos objetivos e metas globais da empresa. Elaboração de orçamentos anuais de pessoal, investimentos e despesas, planejamento estratégico e controle de custos com encargos sociais e benefícios. Acompanhamento dos serviços relacionados ao recrutamento, seleção e treinamento. Contribuição para a eficiência e segurança das informações relacionadas ao andamento do contencioso trabalhista da empresa junto as áreas operacionais e administrativas através de relatórios de acompanhamento e desempenho das ações trabalhistas e cíveis. Relacionamento com outros gerentes de departamento para entender as necessidades de desenvolvimento de RH e assegurar-se de que sejam informados dos objetivos de RH, propósitos e conquistas. Direção da elaboração de pesquisa salariais e manutenção de planos de cargos e salários, acompanhar os programas de treinamento e controlar os Contratos de serviços prestados por terceiros (assistência médica, odontológica, seguro de vida, alimentação, transporte, restaurante). Assegurar o cumprimento das negociações sindicais e acordos coletivos de trabalho (Patronal e Empregados). Coordenação, orientação, controle e promoção da correta aplicação da legislação trabalhista, previdenciária e do imposto de renda aplicados ao Recursos Humanos. Responsável pelo desenvolvimento e pelo cumprimento das políticas de remuneração, operacional, administrativa e dos executivos da empresa. Acompanhamento de processos internos das relações trabalhistas (departamento pessoal), processamento e manutenção do cadastro e folha de pagamento e do ponto eletrônico respectivamente. Manter o nível de qualidade nas operações com foco na segurança do trabalho (NR’s). Planejamento do desenvolvimento e implementação de melhorias das políticas e procedimentos de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e SGI (Sistema de Gestão Integrada). Garantia do cumprimento das leis, normas e procedimentos corporativos, assegurando as ações para redução dos riscos e níveis de acidentes. Acompanhamento das atividades da CIPA, SIPAT e SIPATMA. Direção da elaboração de estudos de avaliação ambiental e de exposição aos riscos presentes nas áreas, bem como dos produtos e matérias primas utilizadas na empresa e plantas produtivas. Desenvolvimento e implantação de processos contínuos de redução de custos para os negócios, garantindo o aumento da margem e a fidelização de clientes.

FEJAL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JEYME DE ALTAVILLA
Segundo Maior Centro de Educação e Pesquisa do Norte/Nordeste do País com Faturamento de R$ 75 milhões e 1.500 funcionários
Cargo: Gerente Corporativo de Recursos Humanos

. Desenvolvimento de soluções para atração, retenção e motivação do pessoal, orientadas aos objetivos e metas globais da empresa. Manter controles e relatórios analíticos sobre os indicadores de gestão de pessoas (quadro e custo de pessoal, rotatividade, desempenho e orçamentos). Gerir os subsistemas de RH, buscando implementar programas internos que contribuam para fortalecimento dos resultados da companhia. Desenvolver e manter políticas de remuneração competitivas com o mercado, equilibradas internamente e viáveis economicamente. Estruturação de políticas e práticas de RH, normas, procedimentos, manuais, indicadores de desempenho da função. Treinamento e desenvolvimento dos recursos humanos da empresa, monitorando investimentos e retornos. Estruturação e direção de programas de medição, avaliação e melhoria do desempenho humano.

à Instrutor/Facilitador – SENAC
ORGANIZAÇÃO ARNON DE MELLO (Grupo Gazeta de Alagoas)
Segundo Maior Complexo de Comunicação (Mídia Eletrônica e Impressa) do Norte /Nordeste do País com Faturamento de R$ 22 milhões e 1.000 funcionários
Cargo: Gerente Corporativo de RH/DP

. Responsável pela Gestão Estratégica das áreas de Recursos Humanos, Segurança e Higiene do Trabalho, Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida no Trabalho; com Foco em planejamento, cumprimento de metas, Coaching, Search, administração de conflitos e facilidade no estabelecimento de interfaces com os stakeholders, com conhecimento de controles financeiros, contábeis, administrativos e operacionais. Conhecimento em implantação de Sistemas de Rh e seus sub sistemas de Informação. Acompanhamento de indicadores de desempenho RH delegar competências por níveis de responsabilidade assegurar o cumprimentos de normas internas e externas participando da elaboração de normas, identificar e propor melhorias, diretrizes e procedimentos, promover treinamento e desenvolvimento dos funcionários conduzir reuniões e apresentações elaborar relatórios de desempenho RH, monitorar metas e indicadores de desempenho da área de contratos dar suporte na elaboração das metas orçamentárias e cobrar resultados. Coordenação de toda a política de pessoal da empresa, enfocando o atendimento da legislação trabalhista, previdenciária e do imposto de renda, bem como a articulação de processos de admissão, demissão, remanejamento, e transferência responsabilizando-se também pela gestão da política de cargos e salários e desenvolvimento de funcionários da empresa. Acompanhamento do desenvolvimento do trabalho de apuração de custos e orçamento, analisando-o e apontando as distorções encontradas. Coordenação, revisão e aprovação da elaboração de relatórios gerenciais enviando-os à Diretoria para viabilizar a tomada de decisões estratégicas. Acompanhamento da execução de contratos de benefícios pertinentes às atividades sob minha responsabilidade visando sempre a obtenção do menor custo e a manutenção da qualidade dos serviços prestados para a empresa.

CEMAN – CENTRAL DE MANUTENÇÃO DE CAMAÇARI – BAHIA (GRUPO COPENE)
Empresa Sinônimo de Manutenção Industrial no Pais com faturamento R$ 620 milhões e 3.500 funcionários
Cargo: Administrador de Empresas

. Orientação dos parceiros na aplicação da Legislação Trabalhista, Previdenciária e do Imposto de Renda. Orientação dos colaboradores na concepção do perfil “Coaching”, um processo dos mais úteis para o aumento da produtividade nas Organizações. Assegurar o suporte e aperfeiçoamento técnico e continuo aos parceiros no gerenciamento dos processos de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas “Head Couting”. Busca permanentemente da disseminação da delegação planejada, princípios da qualidade total e atuação responsável. Manter-se atualizado com as tendências de gestão de pessoal e Rh. Auxiliar os gestores da empresa na tomada de decisão através dos indicadores da função Rh. Manter-se atualizado em relação á Legislação Trabalhista, Previdenciária, Imposto de Renda e NRs. Manter a ética e a postura profissional no trato com os parceiros, garantindo a confiabilidade das informações (Sistema de Comunicação Empresarial). Garantia do acompanhamento e controle das atividades de recrutamento e seleção, treinamento/educação e cargos e remuneração, administração de pessoal, relações trabalhistas, orçamento, SMS e SGI além de prestar consultoria interna junto ás áreas clientes. Subsidiar as demais áreas da empresa disponibilizando conhecimentos, materiais e informações capazes de assegurar o cumprimento das normas e procedimentos e conscientização de equipes polivalentes. Participação de Negociações/reuniões com os sindicatos patronais e dos empregados contribuindo na relação empresa/colaboradores. Otimização dos recursos disponíveis, fazendo interface com as áreas administrativa, contábil, financeira e TI. Assegurar o “Know How” Técnico e Gerencial necessário ao planejamento e organização de resultados juntamente com a Governança Corporativa.

BRASKEM INDÚSTRIAS QUÍMICAS S.A
Holding do Grupo Químico/Petroquímico Odebrecht com faturamento R$ 27,5 Milhões e 3.000 funcionários
Cargo: Analista de Recursos Humanos – Líder

. Garantia da elaboração dos relatórios gerenciais (custos com pessoal, alimentação, transporte, assistência médica e supletiva, medicina ocupacional e apoio administrativo). Assegurar a elaboração das folhas de pagamentos do Grupo; e das Diretorias de acordo com a Legislação em vigor e calendário preestabelecido. Garantia das admissões, demissão e transferências nas Organizações. Garantia da manutenção do cadastro dos colaboradores. Fazer cumprir os prazos legais e a Legislação Trabalhista e Previdenciária através do recolhimento dos encargos sociais (GFIP, GPS, IRRF, PIS, GRCS, Lei 4.923 e encargos de terceiros), ISS e respectivamente da RAIS e DIRF anualmente. Garantia da contabilização (integrada) da folha de pagamento das Empresas. Garantia do cumprimento do estatuto das previdências Privadas Previnor (Salgema/Copene) e Odeprev (Odebrecht). Garantia da elaboração do relatório de indicadores de desempenho da função Recursos Humanos. Garantia da elaboração e atualização das descrições e avaliação de cargos através do (PA) e (PART). Garantia da manutenção de um sistema (SOFTWARE) para consolidação das informações administrativas e Recursos Humanos (Oracle, DataSul, RM Labore, Microssiga, SAP e ApData). Garantia do pagamento das horas efetivamente trabalhadas através da apuração do registro eletrônico de ponto. Assegurar na condição de Preposto, as informações que contribuam no êxito das defesas trabalhistas e cível. Orientação correta das testemunhas da Organização nas ações trabalhistas em que tiverem envolvidas. Disponibilização do apoio técnico a empresa e o Sindicato Patronal no processo de Negociação Coletiva. Garantia da realização, semestral do Levantamento de necessidades de Treinamento e Desenvolvimento. Garantia da Parametrização das folhas de pagamento do Grupo em ambiente Windows. Garantia da elaboração e acompanhamento do orçamento departamental. Contribuição para a minimização de custos e melhoria da qualidade na condução das ações através do sistema de informações Integradas do Grupo. Contribuição para a eficiência e continuidade das informações relacionadas ao contencioso das empresas as áreas operacionais e administrativas através de relatórios de acompanhamento financeiro. Contribuição para o atendimento das provisões orçamentárias da área e gerenciamento de informações para à diretoria da empresa, auxiliando no processo de tomada de decisões. Assegurar o cumprimento do Programa Anual de Treinamento e Desenvolvimento dos colaboradores (PA). Garantia do envio para a contabilidade das informações contábeis por centro de resultados (orçamento e controle). Contribuição para o desenvolvimento, manutenção e melhoria do sistema de administração de pessoal e RH.

Aptidões

  • Profissional com Pós graduação em Gestão de Empresas, Especialização em Gestão de Recursos Humanos e Graduação em Administração de Empresas. Experiência em indústrias Químicas/Petroquímica e Engenharia de Construção e Manutenção Industrial como também Educação, Saúde e Pesquisa na área de Gestão Administrativa e Recursos Humanos, contribuindo para captação, consolidação e agilidade das informações e processos. Proposição e implantação de diretrizes extensivas as atividades de rotina de administração de pessoal, folha de pagamento, indicadores de desempenho da função recursos humanos, treinamento e desenvolvimento, cargos e remuneração, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, oficinas de talentos, contencioso trabalhista, relações sindicais, benefícios, clima organizacional, SMS (saúde, segurança e meio ambiente), SA 8000 (programas de responsabilidade social), PA (planejamento estratégico) BSC (orçamento e controle) e SGI (Sistema de Gestão Integrada)

Especialidades

    . Analítico, Atuar de maneira integrada;, Bom relacionamento interpessoal;, Compreender e identificar necessidades;, Compreensão organizacional, Comprometido;, Comunicativo;, Entendimento do negócio;, Foco em resultado;, Foco no cliente;, Gerar e propor soluções., Inovador;, Inquisitovo e apaixonado;, Trabalho em equipe;

Grupos & Associações

    ABRH/BA

Idioma(s)

    . Inglês técnico; Espanho Intermediário.

1447 visitas, 1 hoje